domingo, maio 27, 2007

O vizinho

Uma coisa eu já reparei: quem mora na Finlândia tem 99% de chances de ter um vizinho pentelho - ou punheta, como carinhosamente já apelidamos os tais vizinhos. O meu mora no andar debaixo, para ser mais exata, debaixo da minha sala de estar. E suas manifestações começaram em dezembro do ano passado.

O meu vizinho punheta não podia ser diferente dos demais: 100% intolerante a qualquer barulho. Mas o meu, diferente dos demais que já ouvi falar, tem um jeitinho todo próprio de reclamar. Cada vez que a gente deixa cair algo no chão, ou arrasta a cadeira, ou quando uma gata pula da mesa para o chão, ele bate no teto do apê dele com tanta força que o prédio até treme.

No começo eu até fiquei preocupada, pois a primeira vez que reparei no piti já era umas 11 da noite. Depois percebi que a hora não importa. Não dá sequer para fazer faxina no meio do dia que lá está ele, batendo no teto.

Pois é, se no começo eu fiquei preocupada, agora eu quase tenho ataques de gargalhada quando ele se manifesta. Aliás, a resposta dele ao barulho é tão imediata que eu já me peguei imaginando o apê dele com todo um sistema de roldanas no teto, com uma marreta na ponta, para tornar mais fácil o ato de reclamar.

Mas o mais divertido mesmo é quando ele grita. Se você não conhece nenhum palavrão em finlandês, passe aqui em casa, dê um passo com um pouco mais de força na sala e em questão de segundos você vai ouvir todos!

Mas como a Priscilla diz (sim, ela também tem um vizinho punheta): quer silêncio total, compra uma casa! Ou então aprende a viver em sociedade!

***

As fotos do casamento eu vou ficar devendo. Eu me esqueci de algumas lições que a vida já tinha me ensinado e exagerei na bebida. Lá pelas tantas tive que pedir pro Jarkko me levar pro carro e apaguei. Em compensação, nunca falei finlandês tão bem. Acho que é por isso que esse povo bebe tanto: deve ser pré-requisito pra aprender a língua.

Beijos e boa semana,
Lu

3 comentários:

Teea disse...

Oi Lu, tudo bem?
Agora é a minha vez de não conseguir comentar aqui, não sei o que acontece!
Bom, "gostei" de saber que os outros também as vezes bebem demais, que não acontece apenas para mim ;)
O tempo aqui já está nublado de novo, mas de dia deu para curtir um pouco, apareceu meu amor amarelo lindo...
beijos, se cuida!

Anônimo disse...

Huhauahuahuahua
Conheço bem o drama: meu primeiro vizinho na Alemanha era tão punheta que chamava a polícia por causa do volume da televisão! Tenha santa paciência...

Pata disse...

Caraca, esse seu vizinho ganhou o prêmio de punhetice do ano! Que chato, hein?
Pra ele só aquela música mesmo: "vai, vai, vai, vai..."
Bjs