segunda-feira, agosto 27, 2007

Mais novidades

Não contei pra todo mundo, mas muita gente já sabe: voltei para a escola!

Isso mesmo, cansei de insistir em algo que não vai pra frente desde que formei e resolvi partir para outra. Em junho prestei vestibular, passei e hoje comecei as aulas. O curso: International Business. Em inglês, porque eu ainda não tenho a manha de estudar só em finlandês; é tortura demais para uma pessoa só!

Comecei já com uma aula de espanhol, onde o professor disse que, se eu quiser, posso comparecer apenas nos dias de prova. Mas cá entre nós, não quero falar portunhol, quero falar muito bem o espanhol. Então, tirando o sacrifício de estar na escola às 8 da manhã toda segunda-feira, não é nenhuma grande dificuldade freqüentar as aulas.

Seguindo o ritmo maluco dos finlandeses, já almocei às 10:30 da manhã, logo depois da aula de espanhol, para poder ter tempo de chegar na aula de computação às 11:15. Só agora descobri que a professora dá um intervalo no meio da aula dela para a gente almoçar. Bem, agora eu já comi, então aproveito o intervalo de almoço pra dar uma atualizada no blog.

Além dessas duas aulas, espanhol e computação, tenho ainda nesse semestre aulas de Comunicação de Negócios, Logística Básica, Escrita Efetiva, Gerência Organizacional (ou seria Organização Gerencial?), Gerenciamento de Projeto 1 e Marketing Básico. E ainda tem o marido, o emprego, as gatas, os amigos e o irmão que agora mora por aqui, claro! Ou seja, vamos ver com que freqüência este blog vai ser atualizado.

Beijos a todos,
Lu

domingo, agosto 12, 2007

O que rolou, o que vai rolar:

Como faz um tempão que não conto o que tenho feito, vamos a uma rápida retrospectiva:


Como muita gente sabe, em julho fui pra Brasília curtir a família, os amigos, os gatos, os cachorros, comidinha engordativa, etc.


Pão com lingüiça e vinho no Baco


No restaurante egípcio Faraó
Comida árabe de primeira, com direito a apresentação de dança do ventre e alegorias na cabeça

Saí da Finlândia na hora certa. Apesar de aqui ser ver verão, o tempo estava uma bos**, chovendo e fazendo frio. Adorei chegar em Brasília em pleno inverno, com noites fresquinha e um baita solão durante o dia.

Dessa vez fui certa de que não iria a BH. Foi mal, pessoal, mas depois de viajar desde Tampere até Brasília, eu quero mais é ficar quieta, curtindo meu cantinho. Nada me faria encarar uma aeroporto ou uma rodoviária.

Mas estrada eu encarei. Aproveitamos o ótimo tempo e fomos pra Chapada dos Veadeiros, pra andar feito condenados debaixo do sol (adoro!) e tomar banho de cachoeira (adoro também!)


Cesar, Daniel, Jarkko, eu, Cris, Richard
Léo (nosso guia muito gente boa), Roberta, Goretti, Akimi e Márcio


Andar no cerrado: adoro!


Com direito a escalada: adoro!


E muito banho de cachoeira: adoro!

Mal voltei à Finlândia e já teve mais festa com amigos. A Lidi (aniversariante) alugou um bonde em Helsinki e ficamos dando voltas na cidade por duas horas.


Galera do Bonde do Lidão

Muita música boa, um calor danado, e a gente dançando dentro do bonde, enquanto o pessoal na rua olhava espantando. No mínimo deviam estar pensando: "Eu quero ir naquele bonde!"

Priscilla, Teea, eu, Maria e Paulo de papagaio de pirata
Foto cortesia da Teea


Lidi, Cássio e eu
Foto cortesia da Teea

Ok, férias é muito bom, mas acaba. Já voltei pro trabalho, o que também foi bom. Tem uma galerinha muito legal lá. Taí o pessoal mais chegado, no almoço de primavera da empresa:


Seyhan (Turquia), Enikö (Romênia/Hungria), Florina (Romênia), eu e Jakub (Polônia)


Ricardo (Portugal), Seyhan e Iona (Holanda)

***

E a casa! Já temos um orçamento e estamos em fase de negociação de preços com prestadores diversos. Enquanto isso, estamos limpando o terreno no melhor estilo "do-it-yourself", já que mão-de-obra aqui é cara pacarai.

O terreno estava uma floresta só. Agora já tiramos quase todas as árvores, mas algumas vão ter que ser cortadas por profissionais; são muito grandes e perto da rede elétrica.


Lote ainda com muitas árvores


Lote visto do fundo, agora com as pouca árvores, que ainda vão sair

Depois é só ajeitar o terreno pra ele ficar pronto pra receber a fundação e a casa. Só que a construção mesmo só deve começar na primavera do ano que vem, já que no inverno fica mais difícil fazer qualquer coisa.

***

Eu tinha programado uma ida à floresta pra catar cogumelos, mas o dia amanheceu chuvoso. Vamos ver se rola. Se continuar chovendo o dia inteiro, acho que prefiro ficar quietinha em casa.

Beijos,
Lu

segunda-feira, agosto 06, 2007

Notícias bizarras - Eu vi!

Proibição de fumar revela cheiro horrível nos pubs britânicos

Suor, cerveja velha e flatulência eram camuflados pela fumaça do cigarro.

Eu vi! Tá, não foi na Inglaterra, mas foi em Dublin. De qualquer forma, o cheiro do pum dura aí uns 5 segundos e não gruda na roupa ou nos cabelos como o cigarro. E dá-lhe Chanel nº 5!

***

Campeão mundial de sauna agüenta calor de até 110ºC


Os finlandeses inventam as competições mais malucas que você pode imaginar. Durante o verão, quando as temperaturas estão mais amenas, eles promovem campeonatos de carregamento-de-esposa, futebol no meio da lama e até de arremeso de telefone celular.

Eu vi! Tá, não vi a competição, mas já vi gente ficar bastante tempo em sauna com quase 130ºC, inclusive eu! E da competição de carregamento de esposa eu participo no dia em que voltar aos 50 quilos. Promessa do Jarkko!

***

Gente, acho que eu trouxe um pouco de sol do Brasil. Finalmente o tempo tá lindo aqui: quente, seco, ensolarado, do jeito que eu gosto. Pena que só dá pra aproveitar depois das 4 da tarde por causa do trabalho. Mas como aqui ainda está claro até quase 10 da noite, tá valendo!

Beijos,
Lu

domingo, agosto 05, 2007

De volta

Férias acabaram, amanhã volto a trabalhar, vou entrando no ritmo devagar. Ainda estou sofrendo com a diferença de fuso horário, então deixo pra contar das férias lá pro meio da semana, quando estiver mais disposta, ou menos preguiçosa.

Enquanto isso, a TV finlandesa transmite Flu x Pal ao vivo. Acho que o campeonato brasileiro deve ser baratinho.

Beijos,
Lu