domingo, junho 24, 2007

Juhannus, vulgo São João

Juhannus é a festa do ano com mais luz, comemorado no dia mais longo do ano. Ou quase isso.

O Juhannus, originalmente, é o dia de São João, ou seja, dia 24.06. Mas aqui na Finlândia ficou acertado que o Juhannus seria comemorado sempre num sábado, entre os dias 20 e 26 de junho. Também é dia de acender fogueira, quase uma festa junina, mas sem as guloseimas de que tanto gosto.

Para quase todo mundo é feriado já na sexta-feira. Na quinta-feira já é insuportável ir ao supermercado, uma vez que todos os finlandeses vão fazer o estoque para o fim de semana prolongado: cerveja e salsichão.

Eu e o Jarkko fomos para a casa da Tiina-Maija e do Olli, que moram numa espécie de fazenda, com direito a lago e campo de vôlei de praia. O tempo ajudou, o sol brilhou praticamente o tempo inteiro.

Aproveitamos o feriado jogando vôlei, peteca e pesäpallo, a versão finlandesa do baseball. A peteca foi novidade para todos o finlandeses, exceto o Jarkko. Ninguém nunca tinha visto uma e nem sabia como funcionava. Mas depois de alguns minutos já estávamos jogando como profissionais (haha). O pesäpallo me garantiu, logo no início do jogo, um belo de um hematoma no braço esquerdo, na única vez que a bola veio na minha direção. Essa sou eu!

Depois de gastar todas as energias em esportes, curtimos sauna e "churrasco". Entre aspas porque salchichão com 85% de carne (e 15% de ???) não pode ser considerado churrasco. A certa altura eu desisti do papo e dos mosquitos e arranjei um sofá dentro de casa para dormir.

Sábado ainda fui com o Jarkko pra mökki (casa de verão) dos pais dele, pra aproveitar o silêncio e a falta do que fazer. Aproveitamos para fazer uma experiência gastronômica, que eu recomendo: cogumelos com bacon. Uma delícia!


O Jarkko brigando com a "churrasqueira", mas que no final das contas rendeu um bom fogo



E o cogumelo embrulhado no bacon, antes e depois.

Agora é curtir o restinho de domingo, encarar a semana inteira de trabalho (oba, mais dindim!) e daqui a uma semana encarar o controle aéreo brasileiro.

Beijos,
Lu

7 comentários:

caoileann disse...

Oi Lu!

Que lindo o "mokkinho" nas suas fotos! Quero ver mais fotos deste lugar - parece muito lindo la!

Que inveja de voces - espero que vai gostar as ferias no Brasil! De um beijo em todos em Brasilia! Vai viajar um pouquinho tambem?

Ate logo menina!

Keelin xxx

Anônimo disse...

Lu, vcs vão ficar quanto tempo no Brasil??? Vão passar só por Brasília ou ir a algum outro lugaR? Me dê um toque, quem sabe não nos encontramos? :D

Beijinhos

Anônimo disse...

Esse 15% desconhecido é pra matar qualquer um de medo.
Ótimas fotos.

Anônimo disse...

Saudade de ti!
Não sabia da sua mudança pra cá...
Li tudinho, boa sorte com a casa...
Bjocks
Vou mudar o seu link... hehe

Unknown disse...

Gente, eu jurava que vc ja estivesse no Brasil, até te deixei msg no orkut!Aff, que retardada!Poing!Depois me responde la no orkut, viu!;)
Adorei essas do cogumelo com bacon, vou fazer também, deve ser mto bom!Valeu pela dica!
Beijao!

Pata disse...

Que delícia de juhannus! O meu tb foi bem gostoso, com direito a churras, praia e muito descanso.
Ah,tb vou testar o cogumelo com bacon, parece divino!
Bjnhs

Rhaoni disse...

Você me mata de rir Luciana!
Gosto das suas críticas quanto à cultura porque são reais e sei que está bem aqui, que a salsicha não vai te matar. Hahahah.

Meu Juhannus também foi maravilhoso, sem detalhes... Já cansei de escrever a mesma coisa, vou escrever sobre o Juhannus no meu blog em finlandês talvez, yeah, boa idéia.

Beijos