domingo, junho 17, 2007

Compramos!

Finalmente compramos o lote. Um só, porque a prefeitura ficou gananciosa e pediu o dobro do preço pelos dois lotes. Aí fizemos as contas e vimos que, comprando um só, o dinheiro economizado dá pra geladeira, freezer, máquina de lavar louça, forno, máquina de secar roupa, o meu sonhado fogão de indução e a nossa sonhada tv de plasma, e ainda sobra um troquinho! Ou dá pra comprar todo o piso da casa (200 m² de laminado e cerâmica).

Depois de comprado o lote, a gente começou a pesquisar o custo de comprar/construir uma casa. Ai, chega a ser desanimador. Caro pacarai! Mas com uma ajudinha dos sogros e com um empréstimo no banco, a gente resolve isso também. Agora é só escolher/desenhar a casa! Claro que eu já tinha um desenho pronto, mas chegamos à conclusão que a casa dos sonhos não cabe no nosso bolso. Além disso, se a gente se limitar aos tamanhos-padrão das peças pré-fabricadas, sai tudo mais em conta.

Na verdade, se a gente escolher um modelo já pronto, sai mais barato ainda. Mas é tão difícil! As plantas daqui têm uns arranjos que eu não entendo. Então, no final das contas, a gente vai ter que gastar um pouco mais para atendes às minhas (nossas) exigências. Exemplos:

* Não quero o quarto de casal na sala de estar. Não quero ter que cruzar com possíveis visitas ao ir do meu quarto para o banheiro ou cozinha.

* Não quero o quarto de casal a 10 metros de distância do banheiro. Taí uma coisa das casas finlandesas que eu não entendo, nem quero entender, e tenho raiva de quem entende. Você acorda de noite com vontade de fazer xixi, ou transa com seu marido (ou esposa, tanto faz) e quer tomar um banho depois e tem que atravessar a casa inteira para ir ao banheiro! Eu, hein! Se não der pra ter o banheiro dentro do quarto, que seja pelo menos do lado.

* Não quero que os quartos estejam logo na entrada da casa. Taí outra coisa que eu não entendo. Pra mim, quarto de dormir é local privado. Aqui, geralmente, você entra na casa e dá de cara com os quartos. Aí atravessa a casa inteira pra chegar na sala de visitas.

* Não quero que visitas tenham que subir ou descer escadas para chegar à sala de visitas. Este ítem está relacionado com os demais. Custa colocar a sala de visitas logo na entrada da casa? Aqui eles ainda tem uma solução bizarra para casas em terrenos inclinados (o meu caso). Colocam a entrada da casa num andar e a sala no outro. Daí a visita chega, entra, sobe (ou desce) as escadas para chegar na sala. Ou seja, gente velha com dificuldade de locomoção não é benvinda.

Mas, como no final das contas tudo é uma questão de $$$, não posso afirmar que não vou ter nenhuma dessas aberrações na minha casa. Além disso, casa de ferreiro, espeto de pau. Não custa muito pra arquiteta tupiniquim aqui fazer uma bizarrice em terras geladas.

Pra quem quiser ver alguns modelos de plantas, vai aí uns links:
Puutalo
Omatalo
Lappli (adorei essa, mas tinha que ter o quarto de casal na sala?)
Lapponiahouse
Finnlamelli
Sami talo
Jukka talo
Jetta talo (muito parecida com a casa dos sonhos que desenhei)

Enjoy!
Beijos,
Lu


PS: Vou ver se tiro uma foto do lote hoje. O tempo tá lindo e estou indo pra Mouhijärvi jogar beach vôlei.

7 comentários:

Teea disse...

Que noticias boas! Só não sei comentar nada, sou muito finlandesa e não sei exigir tanta coisa, rs. E como sempre morei num "kerrostalo", num apartamento pequeno, não deu para pensar tanto :)

Mas boa sorte com a decisão, vai correr tudo bem com certeza - claro que dinheiro ajuda...

beijos,
Teea

Pata disse...

Parabéns, Lu! Sabe que tb sou louca pra ter uma casa aqui? Apesar dessas esquisitices que vc citou, as casas aqui são tão lindas!
E esses links que vc passou? Nossa, uma mais linda do que a outra, um sonho mesmo.
Muita sorte nesta nova empreitada!
Bjs

Anônimo disse...

Força no projeto!!

Quanto tempo Lu! Caraca, noutro dia fomos num almoço de brasileiros em Turku e agora vc tá construindo uma casa, quantas mudanças! E boas!

Sucesso sempre!
Bjks!!

Anônimo disse...

Parabéns pela conquista! Boa sorte com a construção.
Beijos

shundread disse...

"Puutalo"

É...

Rhaoni disse...

Parabéns pelo lote e sorte nos planos, ainda quero comer um churrasco nessa casa!

beijos

Anônimo disse...

Oba, com certeza vou ter onde ficar na roça!!! :D

Mas sabe que a casa da minha ex-cunhada é um pouco como você gostaria (na parte de divisão de cômodos)? Lá tinha um tuulikaapi, hall, e já dava para sala de visitas!

O que me incomodava aí era a falta de banheiros... fala sério né, uma casa com 6 pessoas e um chuveiro só!!! O fim!

Mas muito boa sorte na sua escolha! Tomara que a casa no final fique próxima da sua casa dos sonhos! :)

Beijinhos